Laboratório audiovisual
Dona Claquete
Curso colaborativo de vídeo comunidade que gerou 20 curtas-metragens de Direitos Humanos.
Conheça o Projeto Dona Claquete
A primeira edição do Lab Claquete (2020/2023), em plena pandemia, proporcionou a 20 coletivos culturais do ABC paulista, um curso de vídeo comunitário gratuito, e a produção de 20 documentários de curta-metragens com temas transversais de Direitos Humanos.
Os filmes foram filmados na região e circularam em 5 mostras nas cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires.
Realizado pelo Instituto Cultural Brasil em parceria com o Ministério do Turismo, e Ministério da Cultura, por meio da Secretaria Nacional do Audiovisual, o projeto beneficiou diretamente 186 participantes, entre mulheres pretas, lgbtqi+, em sua maioria população negra e periférica.
Em 2024, iniciamos o desenvolvimento da segunda edição que beneficiará novos participantes, com a geração de novos filmes e atividades de exibição.
Impacto Social
Participantes diretos certificados
Documentários com temas relevantes
Mostras de filmes
Coletivos ambientais e culturais
De público
Práticas comunicativas
Em pandemia, 2020/2023, o projeto de práticas comunicativas Dona Claquete fomentou pela linguagem audiovisual 100 Oficinas gratuitas de produção de vídeo para 20 coletivos culturais do ABC Paulista, principalmente de regiões menos favorecidas de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra que ao mesmo tempo produziram 20 documentários inéditos com temas em Direitos Humanos. Realizou 5 mostras/cine debates e certificou 186 beneficiados diretos, principalmente mulheres pretas, jovens de periferia e lgbtqi, oriundos dos 20 coletivos participantes. Contamos com um público nas mostras de mais de 1,2 mil pessoas.Cada coletivo cultural reuniu cerca de 10 participantes que passaram por 5 oficinas práticas, totalizadas em 25 horas, considerando as fases de pré-produção, produção, edição, finalização e mostra/avaliação.