água, câmera e ação
(2024) - Projeto vencedor do prêmio internacional Cidades Educadoras.
O futuro da água é agora!
Em 2024, o projeto Água, Câmera e Ação ganhou o prêmio internacional Cidades Educadoras; competiu com outros 66 projetos de 11 países e 55 cidades, junto com iniciativas do México e de Portugal. O prêmio foi concedido pela AICE – Associação Internacional de Cidades Educadoras, localizada em Barcelona.
Entre 2020 e 2023, o “Água, Câmera e Ação”, beneficiou diretamente 352 jovens moradores de dezenas de áreas vulneráveis da cidade de Santo André – SP, por meio de um curso com três módulos: formação audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo digital. O projeto gerou também
48 curtas-metragens, 13 vídeos de bastidores e 15 mostras com cine-debates.
Em 2024, a Prefeitura de Santo André em parceria do Instituto Social Cultural Brasil, produziu e lançou o livro do projeto, ou seja, o poder público e a sociedade civil por meio de agentes públicos e educomunicadores e ambientalistas em autoria coletiva trouxe uma cartografia realista dos resultados e desafios enfrentados.
O projeto contou com a realização técnica do Instituto Cultural Brasil e do Semasa – Prefeitura de Santo André, e financiado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) – Governo do Estado de São Paulo.
Impacto Social
Pessoas alcançadas
Pessoas impactadas diretamente
Curtas-metragens e 13 Making of/vídeos
Escolas Estaduais
Cartilha Livro didático
Sensibilização ambiental e linguagem audiovisual
O projeto utilizou metodologias ativas com aulas teórico-práticas, atuou na sensibilização ambiental e na formação pela linguagem audiovisual. Visou o fortalecimento do protagonismo dos jovens na produção de 48 curta-metragens. O terceiro módulo trouxe o tema Empreendedorismo Digital que apresentou o modelo de negócio do rapper Emicida e sua empresa, o Laboratório Fantasma, como inspiração.